O sérvio Novak Djokovic aumentou sua série invicta jogando na China. Líder do ranking mundial de tênis, ele avançou às quartas de final do Masters 1000 de Xangai ao derrotar o cazaque Mikhail Kukushkin por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, nesta quinta-feira.
A vitória sobre o jovem tenista do Cazaquistão foi a 27ª consecutiva de Novak Djokovic atuando na China. A sequência do sérvio veio com as conquistas das últimas duas edições do Masters 1000 de Xangai e também do ATP 500 de Pequim em 2012, 2013 e 2014.
Nas quartas de final em Xangai, Djokovic terá pela frente o espanhol David Ferrer, que eliminou o britânico Andy Murray. Eles já se enfrentaram 17 vezes pelo circuito profissional, com larga vantagem no retrospecto para o tenista sérvio, vencedor de 12 partidas.
Djokovic não teve facilidades para triunfar nesta quinta-feira. Kukushkin jogou de forma bastante agressiva e obrigou o sérvio a se desdobrar para tentar manter a eficiência de seu jogo defensivo. Depois de perder a primeira parcial, o cazaque abriu 3/0 no segundo set e se manteve fiel à tática de atacar o líder do ranking até fechar a parcial.
O tenista sérvio provou a versatilidade de seu jogo a partir do terceiro set, em que começou a deslocar seu adversário em quadra com bolas anguladas e postura mais agressiva. Isso gerou problemas a Kukushkin, que não teve condições de atacar em todas as bolas. O cazaque resistiu bem, mas sofreu uma quebra no quinto game e não conseguiu devolvê-la.