Novak Djokovic iniciou, nesta segunda-feira, sua campanha em busca de uma taça que ainda não existe em sua coleção: a de Roland Garros. Vice-campeão em 2012, o sérvio não encontrou dificuldades na estreia e precisou de 1h52 para vencer o português João Sousa, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/4.
Esta foi a segunda vez que Djokovic e Sousa se enfrentaram. Na primeira, também em um Grand Slam (Aberto dos Estados Unidos, em 2013), o sérvio novamente não encontrou dificuldades e venceu por 6/0, 6/2 e 6/2.
Classificado para a próxima fase, o número 2 do mundo terá pela frente o anfitrião Jeremy Chardy, que passou pelo espanhol Daniel Gimeno-Traver ao aplicar 7/5, 6/2 e 6/2.
Além de ter seu jogo atrasado devido ao mau tempo, Djokovic também teve o duelo interrompido por causa da chuva, porém conseguiu garantir sua classificação pouco tempo depois. Quem não teve a mesma sorte foi Jurgen Melzer. O austríaco iniciou seu jogo contra o belga David Goffin no domingo, mas não conseguiu terminá-lo por conta da falta de luz natural na quadra. Nesta segunda, a partida recomeçou, mas a chuva logo tratou de causar mais uma interrupção.