O sérvio Novak Djokovic se classificou para a decisão de Wimbledon na manhã desta sexta-feira. Na semifinal, o atual primeiro colocado do ranking mundial venceu o francês Richard Gasquet por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-2), 6/4 e 6/4.
Cabeça de chave número 1, Djokovic aplicou 12 aces e cometeu apenas duas duplas faltas. Ele sofreu uma quebra de serviço diante de Gasquet, 21º pré-classificado, e aproveitou três dos oito break-points que teve durante o confronto para avançar à decisão.
Além de se classificar para a final do Grand Slam britânico, Novak Djokovic aumenta ainda mais sua já confortável vantagem no confronto direto com Richard Gasquet. Em 13 encontros com o adversário francês, o sérvio perdeu apenas uma vez.
Djokovic conquistou as edições de 2014 (venceu na final o suíço Roger Federer) e 2011 (superou o espanhol Rafael Nadal) de Wimbledon e ainda ficou com o vice-campeonato em 2013 (perdeu do britânico Andy Murray). Em 2015, ele reencontrará na final Federer ou Murray, rivais na outra semi.
Com 47 vitórias e apenas três derrotas em 2015, Djokovic já conquistou na temporada os Masters 1000 de Roma, Monte Carlo, Miami e Indian Wells, além do Aberto da Austrália. Dono de oito títulos de Grand Slam, Djokovic disputará sua 17ª final do gênero.