Menu
Mais Esportes

Distrito Federal anuncia candidatura a sede da Universíade em 2017

Arquivo Geral

05/11/2011 20h23

Foto: Michael MeloVítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br

A semana foi agitada para as candidaturas brasilienses. Palco de uma das semifinais da Copa do Mundo de 2014, a capital da República também quer receber o Comitê Olímpico da Austrália no período de aclimatação para os Jogos do Rio de 2016. Além disso, Brasília concorre a tornar-se sede da Universíade de 2017.

Após a passagem da delegação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do comitê australiano, ontem foi a vez de a Federação Internacional de Esportes Universitários (Fisu) concluir a visita à cidade.  Marc Vanderplas (Bélgica), Marian Dymalski (Polônia) e Hisato Igarashi (Japão), representantes da entidade, foram à Universidade de Brasília (UnB).

O reitor em exercício, João Batista de Sousa, apresentou o projeto de revitalização do Centro Olímpico da UnB, com a intenção de mostrar as condições do local de sediar a Universíade. Depois, a Comitiva visitou instalações do Centro Olímpico, como o abandonado parque aquático.

Segundo Batista, a verba destinada à execução do projeto ainda não tem origem. “Fizemos (o projeto) sem saber de onde viriam os recursos. O valor inicial é de R$ 350 milhões”, revela. Conversas nos ministérios do Esporte e da Educação, porém, aliviaram a UnB. “Os ministros deram a garantia de que o projeto será executado se Brasília for confirmada sede da Universíade”, acrescenta.

Embora o anúncio esteja próximo  – será no dia 29 de novembro –, Hisato Igarashi adotou a cautela ontem. “Ainda é cedo para apontar as vantagens de Brasília”, esquiva-se. “Mas sei que haverá uma grande infra-estrutura após a Copa do Mundo”, amenizou.

De acordo com João Batista, as futuras instalações do Centro Olímpico poderão ser usufruidos pela população após a Universíade.

Saiba Mais
A Universíade é o terceiro maior evento esportivo do mundo, atrás da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A última edição, em agosto deste ano, teve a participação de 11 mil atletas, de 158 países.

A abertura dos Jogos, em Shenzhen (China), atraiu um público de 75 mil pessoas. O Pan-Americano, no México, terve a presença de 48 mil espectadores.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado