Além da disputa pelo título, o Campeonato Sul-americano de Rugby Sevens, que será realizado em Bento Gonçalves (RS), nos dias 5 e 6 de fevereiro, valerá uma vaga na categoria masculina para os Jogos Pan-Americanos. Argentina, Uruguai e Chile, os três primeiros colocados do Sul-Americano 2010, já estão garantidos. A seleção brasileira, atual quarta colocada, brigará por esse lugar na competição intercontinental contra Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela.
A competição ocorrerá na cidade de Guadalajara, no México, no próximo mês de outubro. No naipe feminino, onde o Brasil tentará o heptacampeonato, não haverá qualificação para o Pan.O presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap, mostrou-se confiante na conquista da vaga pelo elenco brasileiro.
“Estou emocionado e honrado pelo desempenho da seleção nos últimos torneios. Vamos buscar a classificação para os Jogos Pan-Americanos”, afirmou Arap.
O selecionado nacional conquistou alguns resultados importantes, como o terceiro lugar no Sevens de Punta del Este, realizado neste mês, no Uruguai. No mesmo torneio, os brasileiros venceram os donos da casa pela segunda vez em toda história.
O capitão brasileiro Fernando Portugal demonstra a expectativa de tentar a classificação em Bento Gonçalves.
“Estamos ansiosos pela chegada do Sul-Americano. Jogar esta competição, que valerá vaga para o Pan é um sonho, ainda mais pelo momento que vive o rugby em nosso País”, contou.
Torneio na Argentina é último teste antes do Sul-Americano – Antes de embarcar para o Rio Grande do Sul, a seleção comandada por Maurício Coelho jogará o torneio Seven del Bosque em Pinamar, província de Buenos Aires (Argentina), neste fim de semana.
A equipe brasileira terá um teste de fogo logo na primeira rodada, contra os donos da casa, que dominam o cenário sul-americano e são os atuais vice-campeões mundiais.
“Acredito que teremos bons resultados. Jogar contra a Argentina é sempre difícil, mas ultimamente temos feito jogos disputados”, ressaltou Daniel Gregg, um dos destaques do elenco.