Aos 32 anos, Diogo Sclebin – principal atleta brasileiro do triatlo – carrega o orgulho de ter participado das Olimpíadas de Londres (2012), quando concluiu a prova em 44º lugar. A inscrição feita às pressas e uma preparação abaixo do ideal no ano que antecedeu aos Jogos não foram o que o atleta esperava. Isso, porém, não é motivo de preocupação. Diogo aprendeu a lição e, desta vez, antecipou os treinos e possíveis percalços para fazer bonito em 2016, no Rio de Janeiro, sua cidade natal.
Ele participou de 12 provas internacionais de alto rendimento em 2014 e espera concluir outras 15 no ano qu vem. “Todos os desafios resultam em pontuação para o ranking. Na minha vida profissional acumulo mais de 100 provas ranqueadas e esse número é bem considerável para um atleta”, comenta.
Diogo mira também os Jogos Panamericanos, em Toronto, os Jogos Mundiais Militares, na Coreia, o JAS C do Brasileiro e etapas do Circuito SESC.
A corrida para chegar bem em 2016 inclui a prática das três modalidades do esporte – natação, ciclismo e corrida – em locais bem incomuns a um atleta de alto rendimento.
O triatleta pratica natação na piscina do próprio condomínio e a divide com as crianças do local, que carinhosamente chama de “obstáculos”.
Para pedalar, Diogo se junta a um grupo de trabalhadores que acorda às 6h. Além disso, ele recebe as “demandas” do técnico carioca Lauter Nogueira virtualmente e as pratica com rigor.
Perfil
Diogo Sclebin
Nascimento: 06/05/1982
Naturalidade: Rio de Janeiro
Peso: 70 kg
Altura: 1,90 m
Modalidade: triatlo olímpico – 1,5km de natação, 40 km de bicicleta, e 10 km de corrida. Tudo pode ser percorrido em apenas 1h50.
Principais conquistas: Campeão mundial amador, 2005 (Havaí); quinto colocado nos jogos Pan-Americanos, em Guadalajara; 44º lugar nos jogos de Londres; tri-campeão sul-americano.