Menu
Mais Esportes

Diferente de Pequim 2008, Brunei e Catar devem levar mulheres a Londres 2012

Arquivo Geral

13/03/2012 12h39

Pelo menos dois dos três únicos países que competiram nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 com uma equipe exclusivamente masculina, Brunei e Catar, pretendem inscrever mulheres para Londres 2012.

 

O diretor do COI para relações com os comitês nacionais, Pere Miró, afirmou que há quatro mulheres inscritas pela entidade na delegação de Brunei para os Jogos Olímpicos de Londres. Espera-se que pelo menos uma se classifique ou seja convidada para, segundo ele, “competir com nível, não como turista”.

 

Miró, que apresentou nesta terça-feira em Lausanne (Suíça) um relatório à Comissão Executiva do COI, afirmou que o Catar “já tem algumas classificadas” e o COI está seguro de que elas estarão no evento porque o país assumiu “um claro compromisso” nesse sentido.

 

Já a Arábia Saudita – o outro país que não levou mulheres a Pequim – ainda restam “assuntos pendentes” para serem negociados. O COI e o comitê olímpico local mantêm constantes conversas sobre o assunto. Pere Miró disse desejar a inclusão de mulheres na delegação do país.

 

Miró falou ainda sobre a falta de novidades sobre o processo de reconhecimento de Kosovo como membro do COI, apesar de o território ter se declarado independente da Sérvia em 2008 – “ainda não foi reconhecido pela ONU”, lembrou.

 

Ele também advertiu que a entidade está atenta à situação política na Síria, em crise desde o ano passado, mas ainda não fez qualquer intervenção no assunto nem, por enquanto, manifestou dúvidas sobre a participação do país nos Jogos de Londres.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado