Menu
Mais Esportes

Diaz defende cinturão dos leves e aposenta Erik Morales

Arquivo Geral

05/08/2007 0h00

Na primeira defesa do título dos pesos leves pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), o norte-americano David Diaz travou uma luta extremamente equilibrada, mas superou o mexicano Erik Morales por decisão dos árbitros, nesse sábado, no que se transformou na despedida do oponente dos ringues.


Diaz ainda evitou que Morales se tornasse o primeiro mexicano a ser campeão em quatro categorias diferentes. O pugilista fora o detentor do cinturão nos pesos supergalos (entre 1997 e 2000), nos penas (entre 2000 e 2002, e em 2003) e nos superpenas (entre 2003 e 2004).


O mexicano, porém, vinha em decadência e sofreu a quarta derrota consecutiva nesse sábado. Ele encerra a carreira com 48 triunfos, sendo 34 por nocaute, e seis derrotas, após protagonizar grandes duelos em sua trajetória contra Marco Antonio Barrera e Manny Pacquiao. Contra os dois, Morales ganhou a primeira, mas perdeu as duas lutas seguintes.


Nesse sábado, o pugilista ofereceu muita resistência e iniciou com tudo, dominando o primeiro assalto. Porém, no segundo round, Diaz tratou de mandar Morales à lona com um uppercut. O mexicano se levantou, voltou a melhorar no terceiro assalto e o combate ficou igual até o nono assalto, quando o norte-americano passou a se impor e tratou de construir o triunfo por decisão unânime dos jurados. Ele foi declarado o vencedor por 114 a 113, 115 a 113, e 115 a 112.


Foi a 33ª vitória na carreira de Diaz, que tem um empate e uma derrota no currículo. “Eu não vou lugar mais. Tomei muita pancada na região da cabeça e isso realmente vem me incomodando”, explicou Morales, que já é tido pelos especialistas como um nome certo para integrar o Hall da Fama da modalidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado