Menu
Mais Esportes

DF bate Rio e receberá início do Circuito Mundial de vôlei de praia

Arquivo Geral

18/01/2012 7h36

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou, ontem, que Brasília irá abrir pelo quarto ano consecutivo o Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Em novembro, a entidade havia divulgado um calendário provisório da modalidade para 2012, mas havia colocado o Rio de Janeiro como outra possível sede da etapa de abertura da temporada.

Ao confirmar a capital federal, que venceu a disputa direta com os cariocas, a FIVB informou que ela abrigará a sua etapa feminina do circuito entre 16 e 21 de abril, enquanto a masculina ocorrerá entre os dias 17 e 22 do mesmo mês, durante as comemorações pelo aniversário da cidade.

Com Brasília garantida no seu calendário, o Circuito Mundial terá como principal novidade neste ano o aumento no número de torneios que fazem parte do Grand Slam, que engloba competições que valem mais pontos aos jogadores. E esta temporada definirá os classificados aos Jogos Olímpicos de Londres, que acontecerão entre 27 de julho e 12 de agosto.

O calendário de 2012 contará com 14 etapas e terá nove torneios do Grand Slam, contra apenas seis disputados em 2011. Eles serão realizados em Xangai e Pequim, ambas na China; Moscou, na Rússia; Roma, na Itália; Stavanger, na Noruega; Gstaad, na Suíça; Berlim, na Alemanha; Klagenfurt, na Áustria; e Stare Jablonki, na Polônia.

O período de classificação para a Olimpíada por meio do Circuito Mundial, porém, se encerrará já em Roma, entre os dias 12 e 17 de junho, antes das cinco etapas seguintes do Grand Slam.

Ao todo serão 16 vagas olímpicas definidas por meio do circuito, sendo que outras cinco virão por meio de torneios continentais e mais duas pela Copa do Mundo de Vôlei de Praia, agendada para acontecer entre 24 de junho e 1º de julho. Já a 24ª e derradeira vaga já está reservada ao país-sede da Olimpíada, que é a Grã-Bretanha.

Em Brasília, o Brasil irá defender uma hegemonia entre as mulheres, pois subiu ao lugar mais alto do pódio nas três edições passadas realizadas na cidade. Juliana e Larissa são as atuais tricampeãs em solo brasiliense.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado