De acordo com seu treinador Tracey Menzies, o ‘Torpedo’ vem sofrendo com problemas glandulares, além de ter fraturado a mão durante um treinamento, fatos que têm desanimado o campeão nos útimos meses. Ainda assim, existe a possibilidade de os australianos contarem com sua participação nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.
De acordo com Menzies, o objetivo é recuperá-lo para que ele participe das seletivas para o próximo Mundial. A competição poderia ser a última de grande porte do astro australiano antes das Olimpíadas, e serviria para que ele recuperasse o ritmo de competição.
“Eu diria que, se ele não participar de nada agora, as chances de ele nadar em Pequim são de quase zero”, opinou Dan Talbot, ex-treinador da delegação australiana, ao jornal Sydney Morning Herald nesta segunda. “Com os grandes atletas que eles têm, eu não duvidaria que poderiam apostar nele. Mas não seria um susto se ele ficasse de fora”, completou.
‘Eles’, no caso, são da organização da delegação australiana que disputa os torneios internacionais. O atual técnico ‘deles’, Alan Thompson, garante que poderá levá-lo para a China em 2008, desde que Thorpe se comprometa a assumir uma nova rotina de treinos.
“Em circunstâncias normais, certamente este seria um grande obstáculo para os Jogos Olímpicos. Mas, com alguém com a habilidade de Ian, tenho certeza de que poderíamos vê-lo em Pequim sem que ele participe deste Mundial”, garantiu.
Campeão Mundial em 1998 com apenas 15 anos, Ian Thorpe vencer dez títulos mundiais e ganhou cinco medalhas olímpicas em sua carreira, além de bater 21 recordes mundiais. Depois da excelente participação em Atenas, o australiano tirou um ano de folga, mas não pôde retornar na data planejada, por conta dos problemas glandulares que afetaram sua motivação.
< !-- /hotwords -- >