Somando 3,4 em suas duas melhores ondas, ele chegou em último na terceira bateria da fase, sendo superado pelos norte-americanos Ian Walsh e Fredrick Patacchia e pelo australiano Dean Morrison. Odirlei precisaria vencer em Sunset para se garantir entre os 15 primeiros do WQS e participar da elite.
Outro brasileiro que se despediu nas quartas foi Marcelo Trekinho, que chegou em último na bateria que classificou o australiano Mick Fanning e o sul-africano Jordy Smith para as semifinais.
Neco Padaratz teve caminho mais longo na etapa. Após passar em segundo lugar em sua bateria das quartas, ele foi derrotado nas semis e terminou a competição no quinto lugar. Neco já havia garantido seu lugar no WCT por antecipação.
Final
O título em Sunset ficou com o australiano Joel Parkinson, que marcou 17,67 pontos da decisão. O sul-africano Jordy Smith (11,80) e os norte-americanos Andy Irons (4,77) e Fredrick Patacchia (4,23) completaram o pódio.
Mesmo com o terceiro lugar, Irons segue na frente na briga pela Tríplice Coroa Havaiana, que será completada com a última etapa do WCT, em Pipeline. Ele venceu a primeira jóia da competição, que foi a etapa de Haleiwa do WQS.
< !-- /hotwords -- >