A pressão existe, mas o campeão mundial João Derly está determinado a não se deixar levar por ela. Integrante do segundo grupo de judocas pré-classificados para a seleção brasileira dos Jogos Pan-americanos, ele compete na Europa neste final de semana. A primeira parada será a Super Copa do Mundo de Hamburgo, na Alemanha, neste sábado.
Para ficar com a vaga, Derly precisa superar os resultados internacionais obtidos por seu "adversário" na equipe, Leandro Cunha. O meio-leve integrou o grupo brasileiro que já competiu na Europa e conquistou um ouro e uma prata.
Para Derly, cada um deve fazer a sua parte. “Não torci contra o Leandro, mas não vou dizer que também não me importo com os resultados dele. Sei que se eu fizer a minha parte corretamente a vaga no Pan será minha”, minimiza.
Derly é o único brasileiro com título de campeão mundial. A conquista foi obtida no Mundial do Cairo, no final de 2005. No começo do ano seguinte, contudo, ele sofreu uma lesão no ombro e passou praticamente todo o ano em tratamento para recuperar a antiga forma. Por causa disso, não disputou o Campeonato Pan-americano da modalidade, em maio, na Argentina.