Segundo melhor tenista do Brasil, João Souza, o Feijão, não está em uma boa fase. Depois de perder duas posições no ranking da ATP na atualização desta segunda-feira, caindo do 79º para o 81º lugar, o paulista foi eliminado logo em sua primeira aparição na chave principal de Wimbledon, superado pelo colombiano Santiago Giraldo (60º) em sets diretos, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, após 1h59 de embate.
Embora já tenha atuado cinco nas chaves principais dos outros três Grand Slams, esta foi a primeira vez que Feijão consegue participar da competição na grama inglesa. Ele já havia tentado furar o qualifying quatro vezes (2008, 2009, 2010 e 2014), sem sucesso. Agora, o brasileiro segue para a Alemanha, onde disputará o Challenger de Braunschweig na próxima semana.
Feijão começou a partida sofrendo uma quebra, mas devolveu e deixou tudo igual. O brasileiro desperdiçou dois break points e salvou cinco, mas não evitou uma nova quebra no décimo game e acabou perdendo por 6/4 em 50 minutos.
No segundo set, Feijão ameaçou o serviço de Giraldo no terceiro game, mas o colombiano salvou o ponto e confirmou seu serviço, quebrando o brasileiro na sequência. O número 2 do País conseguiu reagir e devolver a quebra novamente. Porém, no oitavo game, mais uma vez o colombiano venceu o game de serviço do brasileiro e fechou em 6/3.
Desestabilizado, Feijão não chegou perto de oferecer perigo a Giraldo na parcial final. Foi quebrado de cara e ainda salvou dois break points antes de sofrer mais uma quebra no quinto game. Sem reagir, o brasileiro viu o adversário administrar a vantagem, garantir o triunfo por 6/2 e avançar para a segunda rodada na grama do All England Club.
Apesar da derrota, João Souza venceu 26 winners contra 18 de Giraldo. Os dois empataram em aces, com sete para cada lado, mas o colombiano não cometeu duplas faltas, enquanto Feijão fez cinco. Os dois tiveram um aproveitamento próximo no primeiro serviço, com vitória de Giraldo por 64% a 62%, mas o número 60 do mundo foi superior no segundo serviço (68% a 41%).
Nishikori sofre para vencer Bolelli e enfrenta Giraldo na segunda rodada
O próximo adversário de Giraldo será o japonês Kei Nishikori. O cabeça de chave 5 levou 3h22 para vencer o italiano Simone Bolelli por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 6/7 (7-4), 6/2, 3/6 e 6/3. Finalista do Aberto dos Estados Unidos 2014, o nipônico busca seu primeiro título no circuito Grand Slam.