Não bastasse abortar a etapa do MotoGP – principal campeonato de motovelocidade do mundo – prevista para setembro por atrasos na reforma do Autódromo Nelson Piquet, pelo jeito o lugar já perdeu o direito de sediar mais uma, no mesmo mês de 2015, para o recém- reformado autódromo de Goiânia.
Por atrasos nos prazos de demolição e reconstrução do autódromo, o próprio detentor dos direitos autorais do campeonato, Carmelo Ezpeleta, da Dorna Sports, bateu o martelo na semana passada.
“A pista está pronta em Goiânia. Em Brasília as reformas não começaram até hoje. Daí a mudança de local”, disse à revista alemã Speedweek.
Mesmo com a declaração, autoridades do DF tentam correr atrás do tempo perdido. Em 18 de julho, a Terracap divulgou no Diário Oficial a abertura da licitação para adequar o Nelson Piquet às normas da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O comunicado foi assinado pela presidente da entidade, Maruska Lima.
O presidente da Federação Brasiliense de Motociclismo, Carlos Senise, também crê que o DF tem chances de mudar a situação. “Os prazos já estão atrasados, mas já que abriram a licitação, a reforma tem que acontecer. São milhões envolvidos”, comenta.
De acordo com ele, a licitação foi aberta apenas para a parte técnica da obra e desmente a certeza de que Goiânia será palco do campeonato.
“O autódromo deles ainda não recebeu nenhuma vistoria”, acrescenta. Procurada pelo Jornal de Brasília, a administração do Autódromo Ayrton Senna não respondeu até o fechamento desta edição.