A Equipe Brasileira de Vela de 2010 está definida. A Pré-Olímpica de Brasília terminou neste domingo, no lago Paranoá, indicando os atletas que receberão ajuda de custo mensal e passagens da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para competir em alguns dos principais torneios da Europa como preparação para os Jogos da Inglaterra, em 2012. A classificação dos atletas levou em consideração os resultados da Pré-Olímpica e dos Campeonatos Brasileiros de cada classe, com exceção do Star, que contou com o desempenho dos atletas nacionais no Campeonato Mundial do Rio, realizado em janeiro.
Com ventos constantes e de boa intensidade pela primeira vez em todo o torneio, a organização conseguiu completar todas as regatas programadas. Com sol, a manhã deste domingo teve ventos na direção norte, variando de 7 a 14 nós. Toda a programação foi completada antes das 13 horas. A premiação foi feita no final da tarde.
Dia de decisões – Mesmo com as classes 470 masculina e feminina, a Finn masculina, a RS:X masculina e feminina e a Match Race feminina decididas com antecipação, não faltou emoção no último dia. Robert Scheidt e Bruno Prada, por exemplo, garantiram o título do Star na Pré-Olímpica na última regata e no desempate. Membros efetivos da Equipe Brasileira, por serem medalha de prata na Olimpíada da China, em 2008, Robert e Bruno terão a companhia de Torben Grael e Marcelo Ferreira, que garantiram a vaga por terem terminado a Pré-Olímpica em segundo lugar e o Mundial do Rio em terceiro.
Brasiliense é campeão na classe laser – A classe Laser também só foi definida neste domingo. O brasiliense Rodrigo Mendonça, de 16 anos, foi o campeão, mas ficou fora da Equipe Brasileira por não ter disputado o Campeonato Brasileiro de Vitória, em janeiro. “Não esperava ganhar esse título, competindo contra atletas bem mais experientes. O título faz bem para a autoestima e para o meu currículo.”
O carioca Eduardo Couto, vice-campeão da Pré-Olímpica, garantiu a vaga por ter sido segundo colocado no Brasileiro. Ele vai substituir o catarinense Bruno Fontes, que era o grande favorito, e que ficou em quarto em Brasília. “Foi um difícil objetivo alcançado. Vou fazer parte da equipe pela primeira vez no Laser e isso é muito especial para mim”, disse Couto, que disputou a Olimpíada da China, na classe Finn.
Equipe Brasileira de Vela 2010:
Star
– Robert Scheidt e Bruno Prada (SP) – estão na Equipe no ciclo 2009/2012 por serem medalhistas de prata na China
– Torben Grael e Marcelo Ferreira (RJ)
Laser
– Eduardo Couto (RJ)
Laser Radial
– Odile Ginaid (ES)
49er
– André Fonseca e Marco Grael (SC-RJ)
Finn
– Jorge Zarif (SP)
470 Masculino
– Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (RS)
470 Feminino
– Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan (RS)
– Isabel Swan (RJ) – está na Equipe no ciclo 2009/2012 por ser medalhista de bronze na China
RS:X Masculino
– Ricardo Winicki, o Bimba (RJ)
RS:X Feminino
– Patrícia Freitas (RJ)
Match Race
– Juliana Mota, Daniela Adler e Larissa Juk (RJ)