Atualmente na oitava colocação do ranking mundial – sua pior colocação desde 2008 -, Roger Federer voltará ao quinto posto após o Masters 1000 de Indian Wells. Em boa fase, o tenista garantiu vaga na semifinal do torneio norte-americano pela oitava vez ao vencer o sul-africano Kevin Anderson, por 7/5 e 6/1. Depois de mais um resultado positivo, o suíço elogiou sua evolução e comemorou o bom desempenho.
“Eu também estava me sentindo bem, sentindo que estava absorvendo seu ritmo e também sendo agressivo. Eu acho que a combinação naqueles 10 minutos deu tudo deu certo para mim. Foi bom para vencer o set e, em seguida, ir para quebrar no início do segundo. Então obter uma dupla quebra era como um bônus. A partir de então eu estava em casa, basicamente. Foi realmente um bom jogo para mim”, afirmou Federer, que teve um segundo set bem tranquilo em relação ao segundo.
A vitória sobre Anderson foi a décima consecutiva de Federer, que não perde desde a semifinal do Aberto da Austrália, quando caiu para o espanhol Rafael Nadal. Campeão em Indian Wells em 2004, 2005, 2006 e 2012, o suíço espera aumentar ainda mais seu número de conquistas. Para isso, ele terá pela frente na semi o ucraniano Alexandr Dolgopolov, algoz de Nadal.
Com o que já fez na competição, Federer somou pontos suficientes para desbancar Andy Murray, Tomas Berdych e Juan Martin del Potro. Se vencer as próximas duas partidas e conquistar seu 79º título no circuito, ele também deixará para trás David Ferrer e recuperará o quarto posto.