O médico Eduardo De Rose foi o indicado pela Federação Internacional de Natação (Fina) como responsável pelo antidoping da Maratona Aquática Internacional de Santos, Troféu Renata Agondi, etapa de abertura da Copa do Mundo de maratonas aquáticas de 2008. O equatoriano Jorge Delgado será o representante da Fina na prova marcada para 26 de janeiro, em Santos (SP) e terá a participação da delegação russa.
Os russos são os atuais tricampeões mundiais e chegam ao Brasil dia 7 com uma delegação composta por 17 integrantes. Entre eles estão a campeã mundial dos 5km e 10km de 2006 e 2007 Larisa Elchenko; Anna Uvaraova, terceira colocada em Santos em 2007 e atual vice-campeã européia na prova de 10km; Ekaterina Zhdanova, terceira melhor européia nos 25km e campeã russa na mesma distância; Sergey Bolshakov, vencedor das seletivas russas; Evgeny Drattsev, terceiro colocado em Napoles nos 10km, segundo colocado nos 5km e terceiro nos 10km, no Mundial de Melbourne-2007, e Anton Sanachev, campeão europeu dos 25km em 2005.
A Maratona de Santos será a única seletiva brasileira para a definição da equipe nacional que irá ao Mundial
A premiação da prova de 10km é de US$ 20 mil e soma pontos para o ranking mundial.
Travessia Nacional – Maratonistas aquáticos de todo o Brasil têm uma chance única de competir ao lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, no dia 26 de janeiro de 2008, na Praia do Boqueirão,