Quatro duplas brasileiras de vôlei de praia seguem suas preparações para a corrida olímpica para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Elas disputarão, de quarta-feira a domingo, o Open de Praga, na República Tcheca, torneio realizado pelo segundo ano consecutivo e jogado somente entre as mulheres.
Nesta competição, que ainda não conta pontos para a corrida olímpica, o Brasil será representado por Ágatha/Bárbara Seixas, Duda/Elize Maia, Lili/Carolina Horta e Maria Clara/Carol. Com exceção de Duda e Elize, que estrearão pelo qualifying, as outras três parcerias entrarão direto na chave de grupos, com jogos a partir desta quinta-feira.
“O nível do Circuito Mundial é muito forte, estamos buscando evoluir e melhorar o entrosamento a cada torneio. Será um bom início para os times que disputarão a corrida olímpica. Já terão a oportunidade de observar algumas equipes, adquirir ritmo de jogo e ambientação para os próximos eventos que também serão na Europa. Vamos atuar com toda nossa entrega, queremos trazer medalhas ao Brasil”, analisou a jovem Duda.
O torneio ainda marcará as estreias de Ágatha e Bárbara Seixas, atuais campeãs do SuperPraia, e Maria Clarae Carol, vice-campeãs do Circuito Brasileiro, no Circuito Mundial 2015. As outras equipes já haviam entrado em quadra na atual temporada.
A corrida olímpica brasileira definirá uma dupla masculina e outra feminina, as quais se classificarão por terem conquistado a maior pontuação em nove torneios previamente definidos. As parcerias ainda poderão descartar os dois piores resultados.
Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada masculina e feminina. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares (cerca de R$ 29,8 milhões).