Duas baterias atrasadas pela segunda rodada definiram a queda de um brasileiro no WQS de Las Palmas, evento três estrelas do surfe disputado nas Ilhas Canárias, na Espanha. Com isso, o país ficou com apenas um representante no evento, que encerrou também a terceira fase nesta sexta-feira e definiu as quatro baterias das quartas-de-final que serão disputadas neste sábado.
Pela segunda rodada, Gustavo Barreto disputou a 15ª bateria, mas acabou parando por aí mesmo. Ele conseguiu apenas 5,30 pontos e ficou na quarta colocação, superado pelo francês Romain Cloitré, que somou 12,83, e pelo português Ruben González, com 9,46, que se classificaram. O espanhol Kepa Acero, 8,73, ajudou a deixar o brasileiro na lanterna do grupo.
Já pela terceira rodada, Davi de Jesus carimbou o passaporte para as quartas-de-final. Na quarta das oito séries desta sexta, o catarinense somou 10,10 pontos e deixou para trás o norte-americano Garth Engelhorn, com 8,64. Ambos passaram para as quartas. José Maria Cabrera e Jensen Hasset, respectivamente com 7,54 e 7,24, ficaram pelo caminho.
Garantido entre os 16 melhores do evento, Davi disputa a segunda bateria neste sábado. Ao seu lado, estarão o taitiano Michel Bourez, o português Justin Mujica e o espanhol Aritz Aranburu, que compete pelo País Basco.