O nadador paraolímpico Daniel Dias conquistou a sexta medalha de ouro nos Jogos de Londres neste sábado (8). Com isso, o paulista manteve 100% de aproveitamento e, de quebra, ainda se tornou o brasileiro com o maior número de medalhas na história da competição, superando Clodoaldo Silva e Ádria Santos.
A sexta primeira colocação em seis provas veio nos 100m (classe S5). Segundos após cair na piscina do Centro Aquático de Londres, Daniel já abriu boa diferença para os demais competidores e, ao final da prova, venceu com mais de cinco segundos para o medalhista de prata, o americano Roy Perkins, marcando o tempo de 1min09s35. A terceira posição ficou com o espanhol Sebastian Rodriguez.
Ao contrário das provas anteriores, o nadador de 24 anos não conseguiu bater sua melhor marca pessoal nesta distância, conquistada há seis dias durante a final do revezamento 4×100 estilo livre, quando superou o recorde mundial com o tempo de 1min08s39.
O brasileiro, nascido com má-formação nas pernas e nos braços, disse que as conquistas são fruto de um trabalho árduo.
“Foi muito difícil, mas estou muito emocionado. Tudo isso é recompensa de todo trabalho realizado, é fantástico. Ao longo da minha vida passei muitas dificuldades, mas agora tudo foi superado”, contou Dias.
O nadador já tinha entrado para a história do país ao conquistar nove medalhas nos Jogos de Pequim (quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze).
Além disso, ele entrou para um seleto grupo de esportistas brasileiros ao receber o Prêmio Laureus em 2009, um ano após o otimo desempenho na China.
Daniel Dias ainda tem chances de conquistar mais uma medalha na prova do revezamento 4×100 estilo medley ainda neste sábado.