O Dallas Mavericks recebeu o Houston Rockets precisando vencer a qualquer custo para se manter vivo na briga pela semifinal da Conferência Oeste da NBA. Depois de perder os três primeiros jogos, sendo dois fora de seus domínios, os Mavs triunfaram por 121 a 109 no clássico texano realizado na noite de domingo, na American Airlines Arena, e diminuíram a desvantagem.
O desafio de Dallas, contudo, ainda é grande. Em toda a história da liga norte-americana de basquete, nenhuma equipe jamais conseguiu vencer uma série da pós-temporada depois de sir perdendo por 3 a 0.
O nome da noite foi o ala-armador Monta Ellis, responsável por 31 pontos e seis rebotes. O armador J. J. Barea chegou ao duplo-duplo com 17 pontos e 13 assistência, assim como o ala Al-Faourq Aminu, com 16 pontos e 12 rebotes. O alemão Dirk Nowitzki beirou os dois dígitos duplos com 16 pontos e oito rebotes.
Do lado visitante, o maior pontuador foi James Harden, que anotou 24 pontos, pegou cinco rebotes e deu cinco assistências. Josh Smith e Corey Brewer saíram do banco para auxiliar o time e anotaram 23 e 22 pontos, respectivamente. Dwight Howard foi o maior reboteiro, com sete unidades, além de ter feito 13 pontos ao lado de Terrence Jones.
O primeiro período foi equilibrado, mas no final do período, Harden liderou os visitantes abriram nove pontos de vantagem (34 a 25). Os Rockets chegaram a aumentar a diferença no segundo quarto, mas empurrados pela torcida, os donos da casa reagiram com boas atuações de Nowitzki e Barea e foram para os vestiários vencendo (61 a 53).
O terceiro quarto foi protagonizado por Monta Ellis, que ajudou o Dallas a abrir 19 pontos de vantagem no início do período (94 a 75). Bastaria aos anfitriões administrar a vantagem e garantir o triunfo, mas John Smith brilhou e os Rockets deram trabalho até o final, chegando a estar apenas dez pontos atrás no placar. Dallas conseguiu, contudo, segurar o resultado e triunfar por 121 a 109.
Vencendo a série da primeira rodada dos playoffs por 3 a 1, os Rockets só precisam de um triunfo para avançar. O jogo 5 está marcado para terça-feira, às 21h (de Brasília), no Toyota Center, em Houston.