As ginastas Daiane dos Santos e Daniele Hypólito embarcam nesta segunda-feira rumo à primeira competição em 2007. Em Ghent (Bélgica), palco da quarta etapa da Copa do Mundo de ginástica, as brasileiras iniciam a temporada que terá nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial Pré-olímpico seus pontos altos. As tomadas classificatórias na Bélgica estão marcadas para a sexta-feira. As finais serão realizadas ao longo do fim de semana.
Daiane não definiu ainda em quais aparelhos irá se apresentar, mas, no solo, manterá a mesma série que valeu o título da superfinal da última Copa do Mundo, disputada
A seqüência de acrobacias que tem como grande trunfo o tsukahara esticado – movimento que Daiane estreou na capital paulista em 2006 e que consiste em um duplo mortal esticado com uma pirueta no primeiro mortal e tem nota de dificuldade próxima de 16,50 –, só deve sofrer alterações definitivas no Pan. “Até lá devo colocar elementos novos na minha série, mas ainda não tem nada definido”, disse.
Para Daniele, a disputa em Ghent é um marco no novo ciclo de treinos após ter passado por uma cirurgia no ombro direito para corrigir problemas de articulação. A operação foi realizada em dezembro do ano passado, logo depois de Daniele conquistar na superfinal a medalha de prata na trave. De lá para cá foram três meses de sessões diárias de fisioterapia. Só retomou os treinos em meados de março.
“Fiz a operação na hora certa. Foi tudo muito bem agendado e premeditado. Tive um bom tempo para me recuperar da cirurgia e consegui treinar relativamente bem depois que a fisioterapia acabou”, destacou.
Por enquanto, Daniele reconhece que ainda está longe da forma ideal. “Posso não estar 100% agora, mas meu objetivo é estar em minha melhor forma para o Pan e Mundial Pré-Olímpico”, avisou a ginasta, que se apresentará no solo, trave e paralelas.