Menu
Mais Esportes

Crise do doping abala ciclismo antes do Mundial

Arquivo Geral

18/09/2006 0h00

Abalado por um escândalo de doping atrás do outro, o ciclismo viveu um duro período antes de entrar em seu Mundial anual, que começa nesta semana, na cidade austríaca de Salzburgo. Depois da limpeza feita no final de junho na véspera da largada da Volta da França, a calmaria durou apenas três semanas antes de novas tormentas.

Logo após a finalização, a Volta pela primeira vez em sua centenária história acabou com um antidoping positivo de seu vencedor: o norte-americano Floyd Landis, que testou para testosterona. O processo ainda corre nos Estados Unidos, apesar dos argumentos apresentados ao público pelo advogado de Landis.

À questão básica, quem ganhou a Volta, ninguém consegue responder hoje. A regra dá o título a Oscar Pereiro (segundo em Paris), mas o espanhol deve se pronunciar sobre o caso apenas em alguns meses, quando sair a sentença definitiva.

O caso Landis, que culminou com a extinção da equipe Phonak, expôs a crise do ciclismo. A Operação Porto, que começou em maio, na Espanha, traumatizou a fundo o esporte. Sobretudo na Alemanha, onde o também ciclista Jan Ullrich havia dado os primeiros passos para uma revolução. Iniciamente poupado, Ullrich também acabou despedido de seu time, a T-Mobile. “Na França, não se calcula bem o alcance desta decisão”, disse Christian Prud’homme, diretor da Volta da França.

Desafiada pelo problema, a Alemanha reagiu. O presidente da federação local e ex-ministro dos esportes, Rudolf Sharping, e dos principais patrocinadores do ciclismo, como a Gerolsteines e a T-Mobile, não cansam de afinar o discurso de prevenção ao doping.

Além disso, outros movimentos começam a aparecer. Entre eles, o da Associação de Grupos Esportivos (AIGP), que estuda a ampliação de seu código de ética. É com base no texto da entidade que se anunciaram as punições e expulsões no início do Tour.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado