Sediar a Copa do Mundo de futebol será um passo importante para o Rio de Janeiro se tornar a primeira cidade da América do Sul a realizar as Olimpíadas. Esse é o sentimento do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, revelado nesta quinta-feira.
Em entrevista publicada no jornal norte-americano Chicago Tribune, o dirigente da entidade afirma que a competição mais importante do futebol mundial trará melhorias consideráveis ao Brasil e também ao Rio de Janeiro. “O Rio 2016 seria beneficiado com os investimentos realizados. Passaria a contar com melhores estradas, novos estádios, novos serviços, mais infra-estrutura”, afirmou Rogge.
Mesmo assim, o presidente do COI acredita que a escolha para as Olimpíadas de 2016 não dependerá do evento programado para dois anos antes. “Não penso que os integrantes vão relacionar um voto potencial para 2016 para algo que possa acontecer em 2014. São dois eleitorados diferentes”, revelou.
Além do Rio de Janeiro, outras seis cidades disputam a sede dos Jogos de 2016: Baku, Azerbaijão; Chicago, Estados Unidos; Doha, Emirados Árabes; Madri, Espanha; Praga, República Tcheca; e Tóquio, Japão. Em junho do próximo ano, o COI anunciará oficialmente as cidades que poderão se candidatar oficialmente a receber a competição.