De acordo com a União Ciclística Internacional, o resultado da contraprova do exame do norte-americano Floyd Landis deve ser anunciado na manhã deste sábado. A entidade solicitou ao laboratório francês Chatenay Malabry um novo teste do material colhido do campeão da Volta da França, que já deu resultado positivo para testosterona na primeira análise.
“Na segunda-feira, ninguém ainda havia pedido a contraprova de Landis. Sabendo que o laboratório fechará para férias na sexta-feira e que são necessários dois dias e meio para uma análise assim, decidimos pela transparência, eficácia e rapidez: pedimos outro exame. O artigo 191 do regulamento permite que a comissão antidoping da UCI peça novos testes”, explicou Enrico Carpani, porta-voz do órgão.
Para não prolongar o assunto e evitar que o anúncio do resultado fosse adiado para setembro, tanto União quanto laboratório entraram em um acordo “emergencial”, que permitirá que o resultado saia no final de semana. Em caso de nova resposta positiva, Landis terá a vitória cassada e o espanhol Oscar Pereiro seria declarado vencedor. O norte-americano ainda pode pegar um gancho de dois anos em competições oficiais.
“Se esperássemos até setembro, o ciclismo estaria exposto a especulações e rumores, que não é o que queremos. Esta história é bastante grave e devemos conhecer logo o resultado”, finalizou Carpani.