Tentando conter a enxurrada de casos de doping no esporte mundial, o Comitê Olímpico Britânico (BOA) estuda criar um projeto de lei que permite à polícia local fazer buscas na Vila Olímpica, durante os Jogos de Londres-2012, por substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA).
“Isso quer dizer que se alguém for pego se dopando na Vila Olímpica em 2012, a polícia terá o direito de vasculhar o local, com um mandado”, explicou o presidente do BOA, Colin Moynihan, alegando que esta é uma medida “necessária” para diminuir o número de fraudes.
A medida já foi adotada nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim-2006. Na ocasião, a polícia italiana vistoriou as instalações da equipe de biatlo e cross-country da Áustria e encontrou elementos proibidos pela WADA. “Se os atletas souberem que isso pode acontecer, estaremos impedindo que as pessoas trapaceiem e causem prejuízos a si mesmas”, justificou Moynihan.
No entanto, a iniciativa não é vista com bons olhos por todos os envolvidos nas próximas Olimpíadas. “Se essa lei for aprovada, nós queremos saber exatamente como a polícia vai exercer seus novos poderes”, protestou o chefe-executivo da Comissão de Atletas Britânicos, Peter Gardner, que disse que a medida pode ser “extremamente desastrosa para as Olimpíadas de Londres”.