A China vem tentando combater um dos principais motivos de críticas à organização dos Jogos Olímpicos do ano que vem,
Sob o tema “Transporte Verde e Saúde”, a campanha do governo pretende diminuir a quantidade de automóveis nas ruas em 108 cidades do país, como Pequim, Xangai, Guangzhou e Qingdao. A medida se estende até dia 22, de acordo com o Ministério da Construção.
A empreitada será repetida anualmente e pretende encorajar os chineses a trocar carros por caminhadas, bicicletas e transporte público. No sábado, as cidades terão zonas demarcadas abertas entre as 7h e as 19h, exclusivamente para pedestres, ciclistas, taxistas e ônibus. Será o “Dia Sem Carro”.
Em apoio à proposta, as cidades se dispuseram a aumentar suas frotas de ônibus e a circulação de trens. Em Zhengzhou, capital da província de Henan, a Prefeitura disponibilizou um ônibus de nada menos do que
A novidade ganhou o apoio de prefeitos, que foram trabalhar com o transporte coletivo, e dos cidadãos. Na cidade de Harbin, capital de Heilongjiang, três casais decidiram se casar indo de ônibus para a cerimônia. “O casamento assim não ameaça o meio ambiente e ainda é romântico. Significa mais para nós”, justificou Xiaoxue Lin, a noiva.
Seu agora marido, Yongguang Wang, comemorou duplamente. “Estou muito feliz por unir minha carreira com meu casamento. Será a memória mais valiosa de minha vida”, comemorou Wang, motorista de ônibus.