Principal nome do ciclismo mundial na atualidade, o espanhol Alberto Contador homenageou o ciclista Xavier Tondo, seu compatriota, falecido na noite de domingo ao ser prensado entre o próprio carro e o portão de sua casa. Ao vencer a etapa desta terça-feira do Giro D’Italia, ele subiu no lugar mais alto do pódio, apontou para o céu e dedicou a vitória ao amigo, que era integrante da equipe Movistar.
Após a folga no calendário da categoria na segunda-feira, a 16ª etapa da competição italiana foi disputada nesta terça entre as províncias de Belluno e Nevegal, em um percurso de Contrarrelógio de 12,7km. Antes do início da prova, todas as equipes prestaram um minuto de silêncio em virtude do falecimento de Tondo.
A Movistar, time do qual era integrante, decidiu prosseguir na competição como forma de homenagem a seu ex-atleta. É a segunda morte envolvendo um ciclista durante o Giro: o belga Wouter Weyland faleceu ao colidir com um muro na disputa da terceira etapa da competição, sofrendo traumatismo crânio-encefálico, e não resistiu aos ferimentos.
Faltando oito rodadas a serem disputadas, Contador lidera a competição italiana com 4min58s de vantagem para o segundo colocado, o italiano Michele Scarponi. Nesta terça-feira, venceu a prova com o tempo de 28min55s, 34 segundos à frente do segundo colocado, Vincenzo Libani (ITA).