Perder peso e gordura da maneira mais rápida possível é o sonho de qualquer um. Pensando nisso, especialistas e personal trainers vêm elaborando técnicas para que esse objetivo seja alcançado e academias ganhem o maior número de praticantes a cada dia.
Atualmente, um exercício é sucesso entre os adaptos das academias: o treino HIIT (em inglês significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade).
Na teoria o nome pode até assustar, mas na prática é bem simples. Uma combinação de atividades muito intensas e leves com descanso entre as repetições – agachamento com abdominal, pode ser um exemplo. Uma atividade que exige muito fôlego de quem estiver disposto a fazer.
“O que difere o HIIT dos demais exercícios é um fator muito simples: o tempo. O descanso não pode passar de 10 segundos e o tempo em atividade deve ser de 30. Essa regra é universal”, explica o personal Leonardo Pimentel, de 30 anos.
Sem rotina
De acordo com ele, descansar durante pouco tempo é fundamental para não perder a atividade da musculatura e continuar perdendo calorias.
O objetivo é apenas queimar gordura mesmo em baixa intensidade, desde que o período de exercício pesado exija o máximo de empenho do praticante.
“O mais legal é que não dá para você ficar preso a uma série apenas de exercícios. Dá para juntar quantos achar necessário”, acrescenta o professor Junior Souza.
Saiba mais
Segundo o professor Leonardo Pimentel, os exercícios aeróbicos, quando praticados em baixa intensidade, não são tão eficientes para o emagrecimento. Podem gastar calorias, mas também consomem a massa magra.
Um estudo feito na Universidade Laval, em Quebec (CAN), indicou que há a diminuição de gordura corporal com o treino HIIT.
O estudo também identificou que pessoas submetidas ao exercício têm níveis mais elevados de queima de gordura, se comparados aos que praticam o mesmo exercício de outra forma.
Cuidado para evitar problemas
Na internet é normal achar muitos vídeos nacionais e internacionais de professores sugerindo alguns exercícios HIIT. O personal Leonardo afirma que fazer em casa não traz perigo algum, pois os treinos são bem simples, mas pede alguns cuidados.
“Seria ideal fazer com o acompanhamento de algum profissional. Mas se a pessoa optar fazer em casa, peço que tome muito cuidado principalmente com a postura”, adverte.
O amigo e também professor Junior Souza acrescenta que essa prática existe há muito tempo – principalmente com exercícios na bicicleta ergométrica. “Eles aperfeiçoaram um pouco e deram um nome, apenas”.
Praticidade
O HIIT pode ser feito em qualquer lugar, sem a necessidade de aparelhos encontrados na academia.