O objeto de desejo do todos os atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, já é uma realidade. Depois de um concurso para escolha do modelo em 2006, com a participação de 265 projetos, o Comitê Organizador do evento apresentou nesta terça-feira, numa cerimônia no Museu da Capital, as medalhas oficiais da Olimpíada.
A principal característica do desenho é a utilização da pedra preciosa tradicional do país, a jade. “O desenho das medalhas representa uma combinação da cultura chinesa com o espírito olímpico”, disse o vice-presidente do Comitê Organizador, Jiang Shaoyu.
Cada medalha terá uma pedra de cor diferente, jade branco na de ouro, jade verde (o tipo mais comum) na de prata e jade verde-escuro na medalha de bronze. A parte superior da medalha, onde será presa uma fita, é formada por dois dragões, criatura mitológica chinesa, representando a harmonia.
“Escolhemos o jade porque é um material inovador e uma representação da virtude e da honra na cultura tradicional chinesa”, disse o presidente da Academia Chinesa das Artes e membro do júri que escolheu o desenho vencedor.