O Brasil está tendo um ótimo desempenho na chave masculina do Grand Slam de Berlim, na Alemanha, mas poderia ter resultados ainda melhores se não fosse um confronto entre compatriotas na repescagem. Apesar da eliminação de uma dupla, outras três se classificaram para disputarem as oitavas de final da etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Os únicos que não conseguiram seguir na competição foram Vitor Felipe Evandro, enquanto Emanuel/Pedro, Ricardo/Álvaro Filho e Bruno/Alison avançaram.
Na abertura da rodada, Alison e Bruno venceram os espanhóis Herrera e Gavira, com tranquilidade, ao aplicarem 21/10 e 21/14 e garantiram a primeira colocação do Grupo E, se classificando diretamente às oitavas.
Quem também avançou sem precisar disputar a repescagem foi a parceria formada por Ricardo e Álvaro Filho, que manteve a invencibilidade vencendo os norte-americanos Gibb e Patterson, em três sets, com parciais de 21/18, 12/21 e 17/15.
No Grupo F, Emanuel e Pedro perderam para os russos Semenov/Krasilnikov, por 21/15 e 27/25, e foram à repescagem, fase na qual tiveram de enfrentar Vitor Felipe e Evandro, que só conseguiram avançar após baterem os holandeses Brouwer e Meeuwsen. Na disputa entre brasileiros, Emanuel e Pedro levaram a melhor e venceram os compatriotas ao aplicarem 21/13 e 21/12.
As oitavas e as quartas de final serão disputadas neste sábado. Apesar de o Brasil estar bem na competição, apenas duas duplas poderão seguir às quartas de final, já que um dos jogos das oitavas é entre Emanuel/Pedro e Ricardo/Álvaro Filho. Enquanto isso, Alison e Bruno medirão forças contra Brouwer e Meeuwsen.