Menu
Mais Esportes

Confira dicas para melhorar seu desempenho na Corrida de Reis do DF

Arquivo Geral

17/01/2012 17h42

A Corrida de Reis do Distrito Federal teve um bom número de inscrições em 2012, em grande parte, devido à mudança de data em relação aos anos anteriores. Realizada desde 1971, o circuito de rua acontece no dia 28 de janeiro este ano para não “concorrer” com outras festividades e competições.

Os participantes, porém, especialmente os amadores, devem ficar atentos aos preparativos para a obtenção de melhoras não só nos treinamentos como no próprio instante da corrida.

A nutricionista Joana Lucyk, formada em Nutrição Humana pela UnB e diretora da Clínica Saúde Ativa, diz que um dos fatores determinantes para o sucesso tanto no percurso de seis quilômetros quanto no de 10 quilômetros é o preparo físico através de uma dieta balanceada.

“O atleta deve consumir substâncias bioativas com função, principalmente, antioxidante. Entre elas, destacam-se o betacaroteno – que está nos vegetais em tons verdes escuros e alaranjados -, a luteína e a zeaxantina – também presente nos vegetais verdes escuros e amarelos”, explica a especialista.

Joana ainda destaca algumas frutas que podem ajudar na dieta do competidor, entre elas: melancia, goiaba, tomate, uva, jabuticaba, maçã e frutas cítricas em geral. Até algumas partes das frutas que geralmente as pessoas ignoram podem ser aliados valiosos.

“A parte branca da melancia, por exemplo, contém um bioativo chamado citrulina, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos”, informa a nutricionista.

Ela ainda recomenda que, às vésperas do dia da competição, os atletas façam refeições ricas em carboidratos, como uma macarronada. Até 15 minutos antes do início da prova, a especialista diz que o ideal é o consumo apenas de substâncias líquidas e faz um alerta. “Excesso de frutas antes da prova pode favorecer uma diarréia durante a maratona”

Enquanto o participante estiver realizando o trajeto, Joana explica que é necessária a ingestão de 150ml a 350ml de bebida, preferencialmente água, que deverá estar entre 15ºC e 22ºC.

“Cada pessoa tem sua individualidade bioquímica e, para otimizar resultados, é essencial que faça um acompanhamento nutricional personalizado com um profissional”, finaliza.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado