Depois de literalmente ceder a sua medalha de bronze no Mundial de Judô ao francês Mathieu Bataile, o pesado João Gabriel Schlittler recebeu um novo adorno das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira.
No último dia de competições no Rio de Janeiro, a organização do Mundial solicitou a medalha ganha pelo brasileiro porque um dos bronzes destinados à categoria absoluto quebrou. Vinda de Belo Horizonte, a nova medalha é igual a original conquistada com a histórica vitória sobre o japonês Kosei Inoue no primeiro dia de disputas.
“Confio plenamente na CBJ e por isso, quando me pediram para ajudar, não pensei duas vezes. Estou feliz e, com certeza, essa medalha merece um local especial na minha galeria de conquistas. Não só pela vitória em si, mas pela história”, brincou o judoca.
Teixeira agradeceu a solidariedade do vice-campeão dos Jogos Pan-americanos. “O João provou com essa atitude que além de um grande atleta é um grande homem. Foi solidário com a organização do evento, teve compreensão, e mostrou ter um grande caráter”, elogiou o dirigente.