Depois da fase classificação no Rio de Janeiro, a competição passa para São Paulo, no dia 15/10, para a realização da segunda etapa. As semifinais, reunindo os quatro clubes mais bem colocados, acontecem nos dias 4 e 5/11. Após a versão masculina acontece o feminino, a partir de 18/11, com as finais previstas para os dias 25 e 26/11.
O Grand Prix deve apresentar disputas entre os principais atletas brasileiros, como os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro (Pinheiros), Tiago Camilo (Sogipa), Flávio Canto (Gama Filho), Carlos Honorato (São Caetano) e também o campeão mundial João Derly (Sogipa).
Há também espaço para os atletas estrangeiros. O Minas Tênis Clube, por exemplo, trouxe Yordanis Arencibia, bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e três vezes medalhista em mundiais. Já o Pinheiros conta com Oscar Cárdenas, prata na Copa do Mundo da Geórgia-2006, enquanto a Sogipa apresenta Oscar Breison, quinto colocado no Mundial 2005.
No ano passado, o Pinheiros (SP) foi o grande destaque. No masculino, a equipe quebrou a hegemonia do São Caetano e faturou o título, deixando a Gama Filho com o vice-campeonato. Já no feminino, na primeira vez em que a competição foi disputada, o clube paulista também saiu vitorioso, seguido pelo São Caetano.
O Grand Prix Nacional foi criado em 2003 e se consolidou ao longo dos anos, com formato de disputa envolvendo cinco categorias de peso. Na última edição, alguns clubes contrataram atletas estrangeiros e este ano não foi diferente, com os cubanos sendo os preferidos para reforçar os times.