Em reunião com a Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa) ontem, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio-2007 (Co-Rio) recebeu elogios da instituição, que, apesar dos atrasos em obras como o autódromo de Jacarepaguá e o Maracanãzinho, acredita que até o início da competição tudo estará certo.
“Neste momento posso atestar que a organização está muito avançada, e devemos depositar confiança em Agberto Guimarães e sua equipe, que sempre se mostraram muito eficientes”, comentou Michael Fennell, presidente da Comissão Técnica da Odepa. “Tudo está correndo bem, conforme nos atestaram os informes dos nossos enviados”, emendou Mario Vázquez Raña, presidente da entidade.
Segundo Julio Maglione, presidente da comissão de coordenação da Odepa para o Rio-2007, os maiores problemas de atrasos nas obras já estão sendo solucionados. “O problema do Complexo do Autódromo está resolvido, e a obra está em andamento acelerado, conforme pude ver. Estamos atentos em relação ao Maracanãzinho, cuja reforma esteve parada por um problema de falência da empresa contratada, mas tive a informação de a obra se reiniciou há três dias”, garantiu.
Por outro lado, o Co-Rio recebeu uma má notícia: modalidade em que o Brasil tem ouro praticamente certo, o futsal pode não ser disputado no Pan. “Há um pequeno problema com a modalidade e foi nomeada uma comissão para que o resolva, mas, se não conseguir, retiraremos o futsal”, comentou Raña, sem mencionar mais sobre o assunto.
Também presente ao encontro, Luiz Fernando Corrêa, secretário nacional de segurança pública, explicou o que a organização está fazendo para evitar incidentes durante o Pan. “Estamos valorizando a prevenção, e desta forma buscamos envolver a população neste projeto, que une órgãos de segurança federais, estaduais e municipais. Este trabalho unificado será um legado que ficará para a população e para os órgãos de segurança envolvidos”, prometeu.