O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu mais uma mostra do desejo de modernizar o evento para atrair mais interesse. Durante uma reunião na sexta-feira, o alto comando da entidade discutiu a possibilidade de incluir o skate no programa dos Jogos de Londres-2012.
Atualmente, a modalidade faz parte da programação dos X-Games, olimpíada de esportes radicais. A inclusão do skate segue na linha que já confirmou o snowboarding nos Jogos de Inverno e da BMX no programa de ciclismo nos Jogos de Pequim-2008.
“O COI quer uma programação significativa para o público jovem”, afirmou a porta-voz da entidade, Emmanuelle Moreau. Como o Comitê Olímpico não reconhece a Federação Internacional de Skate, a alternativa estudada é encaixar a modalidade na Federação de Ciclismo (UCI), que apresentaria um pedido formal ao Comitê para incluir o skate no programa olímpico.
Segundo Moreau, representantes do COI e da UCI devem se encontrar na próxima semana para tratar do assunto. “Estamos fazendo o possível para incluir o skate em 2012”, garantiu o diretor esportivo da UCI, Olivier Quejuiner, ao London Evening Standard. “Temos uma estratégia clara… O evento pode ser maravilhoso.Tudo que precisamos é luz verde do COI”.
De acordo com Quejuiner, não haveria problemas econômicos ou técnicos para a mudança. A proposta é realizar a competição no velódromo do Parque Olímpico.