O Comitê Olímpico dos Estados Unidos fez um apelo aos diversos órgãos esportivos do mundo para intensificar a luta contra o doping, nesta quinta-feira. “Nós devemos gastar mais e atacar esse problema. As poucas frentes de pesquisas que foram abertas nessa área são uma piada”, declarou o chefe da entidade norte-americana, Peter Ueberroth, em evento esportivo realizado em Pequim, sede das Olimpíadas de 2008.
Para o dirigente, apesar das inúmeras restrições e exames preventivos contra o doping, novas maneiras de identificar substâncias ilegais no organismo precisam ser descobertas. “Precisamos estar um passo à frente da ciência. Isso irá tirar a coragem dos atletas que usam substâncias proibidas. Eles sabem que vão ser pegos”, sentenciou Ueberroth.
Os EUA, que possui a reputação de constantemente acusar outros paises de não lidar com o doping, está sofrendo com escândalos diversos a respeito do uso de drogas e esteróides. No entanto, para o chefe do Comitê nacional, “nenhum dedo deve ser apontado”.