O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta quinta-feira a criação do Troféu Maria Lenk. A premiação será equivalente ao Troféu Adhemar Ferreira da Silva, entregue anualmente na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, e será entregue a uma mulher que tenha se destacado na história do esporte brasileiro.
“Maria Lenk é um exemplo a ser seguido por todos os que militam no esporte e merece todas as nossas homenagens. Ela, que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva em 2004, passa a dar o nome ao prêmio feminino a partir deste ano”, diz o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
O Troféu Maria Lenk terá como objetivo homenagear ex-atletas mulheres que representem os valores que marcaram a carreira e a vida da ex-nadadora, tais como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e coletividade, entre outras qualidades.
Assim, o Troféu Adhemar Ferreira, instituído em 2001, passa a homenagear apenas homens que representem os mesmos valores. “Ao homenageá-la, o Comitê Olímpico Brasileiro homenageia também todos aqueles que perpetuam os valores consagrados por Maria Lenk”, completa Nuzman.
Ela foi uma das pioneiras do esporte brasileiro, escrevendo seu nome da história olímpica. A ex-nadadora foi a primeira mulher sul-americana a ter participado de uma edição de Jogos Olímpicos,