Encabeçada pelo técnico Jordi Ribeira, a comissão técnica da Seleção Brasileira masculina de Handebol definiu, na tarde desta terça, os 17 nomes que representarão o País no Mundial da modalidade, que será disputado em Doha, no Catar, a partir de 15 de janeiro. Após a celebração da virada do ano, o grupo voltará a se reunir no ABC paulista dia 4 de janeiro para finalizar os treinos antes de embarcar rumo ao Egito para a disputa de amistosos que precedem o Mundial.
Após cerca de vinte dias de treinamento em Santo André, não foi fácil para o técnico Jordi Ribeira definir os selecionados. Ficaram de fora da relação que vai ao Mundial o goleiro Maik Santos, o pivô Rogério Moraes e os pontas Carlos Castillo e Cleryston Novais. Outro ponta, Felipe Borges, está em fase final de recuperação na França, onde joga, e deve se juntar à equipe já no Egito.
“É sempre difícil essa escolha, e acaba sendo definida nos pequenos detalhes, porque todos os atletas têm um nível bem alto e uma boa filosofia de trabalho”, comentou o técnico espanhol, demonstrando confiança que os 17 atletas selecionados por ele podem fazer um bom trabalho no Mundial. Apesar do grupo escolhido, Jordi não descartou a volta dos não-convocados em futuras chamadas.
“Os momentos decisivos são difíceis por sabermos que todos têm condição de integrar o grupo que vai ao Mundial. Essa escolha é de muita responsabilidade, mas a fizemos em benefício do que entendemos ser melhor para o coletivo. Os que não ficaram sabem que podem voltar para outras competições. É um grande caminho, em que estamos sempre renovando”, declarou o comandante, deixando as portas abertas.
Integrante do Grupo A do Mundial, ao lado dos donos da casa Catar, Eslovênia, Espanha, Bielorrússia e Chile, a Seleção Brasileira tem como principal objetivo superar a melhor campanha até o momento, um 13º lugar conquistado em 2013, quando os brasileiros caíram por apenas um gol frente à Rússia, nas oitavas de final.
Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira para o Mundial Masculino:
Goleiros:
César Augusto (Asociacíon Deportiva Ciudad de Guadalajara-ESP) e Luis Ricardo (Taubaté-BRA)
Pivôs:
Alexandro Pozzer (Asociacíon Deportiva Ciudad de Guadalajara-ESP) e Vinícius Teixeira (EC Pinheiros-BRA)
Armadores:
Arthur Patrianova (Villa de Aranda-ESP), Fernando Pacheco (EC Pinheiros-BRA), Guilherme Valadão (Granollers-ESP), Gustavo Nakamura (Taubaté-BRA), José Guilherme Toledo (Granollers-ESP) e Thiagus Petrus (Nathurhouse La Rioja-ESP)
Pontas:
Cléber Andrade (Taubaté-BRA), Fábio Chiuffa (Asociacíon Deportiva Ciudad de Guadalajara-ESP), Felipe Borges (Montpellier-FRA) e Lucas Cândido (Taubaté-BRA)
Centrais:
Diogo Hubner (Taubaté-BRA), Henrique Teixeira (Taubaté-BRA) e João Pedro da Silva (Real Ademar León-ESP)