Após conquistar os índices para disputar o Pan-Pacífico pelo time norte-americano de natação, Michael Phelps avisou que seu retorno às piscinas não foi influenciado por ninguém, mas sim por sua própria vontade de voltar a competir. O nadador também está confirmado no Mundial da Rússia, em 2015.
“Estou fazendo isso por mim, e vou ter que trabalhar porque quero isso. Não porque Bob quer, ou porque minha mãe quer, ou porque alguém mais quer. Vou fazer porque eu quero. E essa é a razão de eu estar aqui, e por isso estou nadando de novo. Esta tem sido uma semana decente e de muito aprendizado. Acho que é uma boa lição de aprendizado”, explicou o maior medalhista olímpico da história, com 22 medalhas.
Phelps conseguiu a vaga pelo Campeonato Americano, em Irvine (EUA), realizado na última semana, onde conquistou duas medalhas de prata, nos 100m borboleta e 200m medley (categorias em que conquistou vaga para o Pan-Pacífico). Ele ainda teve um sexto e sétimo lugares nos 100m costas e 100m livre, respectivamente.
Phelps anunciou a aposentadoria logo após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Só que em abril de 2014, ele retornou a disputar algumas competições, visando recuperar o ritmo e disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
O próximo desafio é justamente o Pan-Pacífico, competição mais importante em piscina longa da temporada e que será realizada entre os dias 21 e 25 de agosto, em Gold Coast, na Austrália.