Neste sábado, Roger Federer encarou o David Ferrer pela 12ª em sua carreira e manteve sua invencibilidade diante do espanhol. Na semifinal do ATP Finals, disputado em Londres, o suíço garantiu uma vitória por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3 e confirmou sua vaga na grande final do torneio.
Com o triunfo, Federer retomou o posto de número 3 do mundo. Neste torneio, o suíço soma três vitórias na fase de grupos e, com a classificação para a final, soma agora 7.770 pontos contra 7.380 do britânico Andy Murray. Além da ascensão no ranking da ATP, Federer ampliou sua série invicta, ostentando agora 16 vitórias seguidas.
Na primeira parcial, ambos os lados apresentaram um forte ritmo de jogo, porém, diferenciando-se com seu saque preciso e aproveitando os erros de Ferrer, Federer fechou o set em 7/5.
Apesar da dificuldade no começo do jogo, o suíço não encontrou a mesma resistência do espanhol no segundo set e rapidamente conseguiu quebrar o serviço do rival. Abrindo vantagem com facilidade, Federer apenas administrou seu bom momento para despachar o adversário pelo placar de 6/3 na segunda parcial.
Agora, o novo número 3 do mundo espera a definição do confronto entre o tcheco Tomas Berdych, sétimo no ranking da ATP, contra o francês Jo-Wilfried Tsonga, número 6 e algoz de Rafael Nadal no torneio realizado em solo londrino. A partida está marcada para este sábado, enquanto a final será realizada no domingo, às 15h30.