Nas 12 primeiras baterias da primeira rodada do WQS de Lacanau, nove brasileiros já foram para a água mostrar serviço. Porém, os representantes brazucas não começaram bem, e apenas quatro deles passaram para a segunda rodada da etapa, a primeira das duas seis estrelas disputadas na França que não contarão com Neco Padaratz.
Na primeira bateria, o catarinense Marcos Pastro sobrou na disputa e conseguiu 15,33, deixando o italiano Federico Pilurzu em segundo, com 13,70. Pior para o também catarinense Jean da Silva, que por pouco ficou em terceiro, com 13,10 de pontuação.
Mais um representante de Santa Catarina passou para a segunda rodada. Foi David de Jesus, que passou pela quarta bateria com 10,37, no segundo lugar. O norte-americano Tanner Gudasuskas, com 14,60, fechou na frente.
James e Robson Santos morreram abraçados na bateria número sete. Robson foi terceiro, e James foi quarto, com 13,80 e 11,33 respectivamente. João Gutemberg e Beto Fernandes também não passaram pela 11, que tinha o cearense Pablo Paulino. Ao contrário, Paulino não decepcionou. Campeão mundial do Pro Junior em 2004, ele foi um dos destaques da classificação nas baterias, com nota 17,57.
Por fim, a 12ª bateria teve Heitor Pereira conquistando vaga com 16,00. Gustavo Fernandes, com 10,93, ficou em quarto e deu adeus a Lacanau.
Já Neco Padaratz fica de fora desta e da próxima etapa, em Hossegor, também na França. Flagrado em exame antidoping, o catarinense está suspenso pelas leis francesas e não poderá competir no país pelos próximos dois anos. < !-- /hotwords -- >