Os dois maiores medalhistas de ouro do Brasil nos Jogos Pan-americanos estarão em ação nesta terça-feira em Guadalajara: Hugo Hoyama e Thiago Pereira. O mesa-tenista conquistou na segunda o primeiro lugar na competição por equipes e agora soma dez ouros. Já o nadador venceu os 100m costas, prova que não é sua especialidade, e subiu ao pódio no lugar mais alto pela nona vez.
O primeiro dos dois a competir na terça-feira é Thiago Pereira, atleta do Corinthians. Às 13h (de Brasília) começam as provas de natação e ele cai na água para disputar os 200m peito, ao lado de Tales Cerdeira. Em Guadalajara, ele já faturou os 400m medley, integrou nas eliminatórias a equipe brasileira campeã do revezamento 4x100m livre e os 100m costas.
Thiago é um dos favoritos na prova e deve se classificar à final, disputada à noite. Também na sessão noturna das piscinas Lucas Kanieski, da nova geração da natação brasileira, nada a final dos 1500m.
Hugo Hoyama só começa a suar em Guadalajara às 15h15, quando começam as partidas do torneio individual do tênis de mesa. Na busca por seu 11º ouro na história dos Pans, ele tem como principais adversários os outros brasileiros, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, e os chineses naturalizados argentinos e dominicanos.
O porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura no México está em sua sétima participação na competição continental.
Outro destaque brasileiro dos primeiros dias em Guadalajara, a paranaense Angélica Kvieczynsk já conquistou três medalhas de bronze nas provas individuais da ginástica rítmica desportiva e disputa mais duas finais na terça-feira. Ela entra em cena a partir das 19h, para as decisões de fita e maça.