Menu
Mais Esportes

Com nadador em destaque, Brasil deixa Universíade com 8 medalhas

Arquivo Geral

15/07/2015 10h00

O Brasil encerrou sua participação na Universíade 2015, as Olimpíadas Universitárias, realizada em Gwangju, na Coreia do Sul, com oito medalhas, sendo dois ouros, duas pratas e quatro bronzes. Com uma delegação de 203 atletas, a equipe verde e amarela disputou 19 das 21 modalidades e teve como principal destaque o nadador Henrique Martins. O atleta da Unisul foi ao lugar mais alto do pódio nas baterias dos 50m borboleta e 100m livre, além de ter levado uma prata nos 50m livre.

Na última segunda-feira, o Brasil teve sua última chance de medalhas na competição, porém os times de futebol e basquete masculinos não conseguiram vencer a disputa pelo bronze. No basquete, a Seleção foi derrotada pela Rússia, por 80 a 72. No futebol, o algoz foi o Japão, que venceu nos pênaltis, por 7 a 6, após empate sem gols.

O judô foi a modalidade que mais trouxe conquistas ao País, com quatro medalhas neste ano. A prata veio com Gabriela Chibana, do Centro Universitário São Camilo, na categoria até 48kg. Já os três bronzes foram levados por Gustavo Assis, da Faculdade Pitágoras, na categoria até 90 kg; Phelipe Pelim, da UNIP, até 60 kg; e por equipes, no feminino.

Segundo Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (Fisu), a participação do time verde e amarelo na Coreia do Sul foi satisfatória.

“Foi dentro do que planejamos. Se considerarmos que o término da Universíade coincidiu com os Jogos Pan-Americanos, e que os principais atletas do país se dividem entre os deporto universitário, militar e olímpico, tivemos um resultado positivo. Foi dentro do esperado”, avaliou Cabral, que destacou a força que a competição vem ganhando a cada edição.

“Tudo ocorreu da melhor maneira possível. Estamos encontrando o formato, o tamanho ideal a cada edição da Universíade, para realizar este evento de grande porte, que reúne 12 mil alunos-atletas, que praticam esporte em alto nível técnico”, acrescentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado