A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou nesta terça-feira uma mudança no formato de disputa da final do NBB. Na temporada 2014/15, o campeão será conhecido após uma série melhor de 3 na final. No último ano, o Flamengo venceu jogo único contra o Paulistano para ficar com o título.
“É inegável o ganho para o basquete brasileiro. A emoção agora será multiplicada por três e tenho certeza de que teremos uma grande Final nesta temporada. Aliado a isso conseguimos manter a decisão do NBB na TV aberta, agora com a possibilidade de duas partidas ao vivo. Essa é uma decisão muito importante para a continuidade do crescimento do NBB”, declarou Cássio Roque, presidente da LNB.
A LNB confirmou a presença de 16 equipes (antes eram 17) para a temporada. Apenas o Rio Claro Basquete, campeão da Liga Ouro, divisão de acesso para o NBB, vai estrear.
Além do Rio Claro, Flamengo, Paulistano, São José, Mogi das Cruzes, Brasília, Limeira, Bauru, Franca, Pinheiros, Uberlândia, Basquete Cearense, Palmeiras Meltex, Macaé, Liga Sorocabana e Minas Tênis Clube completam o grupo de participantes.
A fórmula do campeonato segue a mesma. Os 12 melhores classificados da primeira fase – quando os times se enfrentam em turno e returno – seguem para as oitavas de final, sendo que os quatro melhores deste grupo se classificam automaticamente para as quartas. Então, as equipes duelam em séries de melhor de cinco jogos até a decisão, que será em uma série de melhor de três.
Por fim, o último colocado da competição, será rebaixado para a Liga Ouro.
Confira os jogos da primeira rodada do NBB 7:
01/11 (sábado)
Paulistano/Unimed x Flamengo
Data ainda a ser definida:
Rio Claro Basquete x Palmeiras/Meltex
Winner/Limeira x Pinheiros/SKY
São José/Unimed x Minas Tênis Clube
Mogi das Cruzes/Helbor x Unitri/Uberlândia
Vivo/Franca x Basquete Cearense
Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília