Na final desta madrugada de segunda-feira, os Colts derrotaram o Chicago Bears por 29 x 17, e Manning encerrou de vez o estigma de “amarelar” em decisões. Além disso, a equipe de Indianápolis consagra Tony Dungy como o primeiro técnico negro a triunfar na competição.
No ano passado, o time teve um início sensacional com dez vitórias, sendo o segundo a atingir tal marca (o primeiro foi o Miami Dolphins, em 1972, que foi campeão invicto), mas foi derrotado na final da Conferência Americana, após a trágica morte do filho de Dungy, até hoje um mistério para a polícia.
Nesta temporada, os Colts começaram novamente brilhando, com nove triunfos, mas depois da derrota para o Dallas Cowboys, o time desandou e amargou três tropeços em seis jogos. A recuperação veio nos playoffs, quando passou por Kansas City Chiefs (23 x 8) e Baltimore Ravens (15 x 6), antes de enfrentar o New England Patriots na final da Americana. Após estar perdendo por 21 x 3, os Colts viraram no minuto final e puderam ir a Miami para vencer nesta madrugada.
Porém, a decisão começou com um grande susto aos campeões. Logo na reposição do chute inicial do confronto, Devin Hester correu 92 jardas e abriu o placar com o primeiro touchdown. Porém, Manning manteve a calma, comandou os Colts e deu o passe para Reggie Wayne anotar o touchdown. Mas o empate não veio, já que a equipe errou a tentativa de ponto extra e os Bears ficaram em vantagem de 7 x 6.
O motivo para a falha foi a chuva, que começou a cair no Dolphins Stadium, e tratou de mudar o panorama da final. Depois do erro no ponto extra, o que se viu foi uma série de erros (foram oito em toda partida). De forma seguida, as equipes deixavam a bola escapar e perdiam a posse para o rival. Aproveitando um erro dos Colts, o time de Chicago ampliou a frente para 14 x 6, com uma corrida de Muhsin Muhammad no final do primeiro quarto.
Mas a reação do time de Indianápolis foi fulminante. Com uma defesa implacável e passes perfeitos de Manning, os Colts viraram a final para 16 x 14, com um field goal (chute entre as traves) de Adam Vinatieri e um touchdowm de Dominic Rhodes.
Depois do show do cantor Prince no intervalo, Manning prosseguiu comandando sua equipe em campo para a vitória. Sem dificuldades, a equipe converteu mais dois field goals e não permitia ao ataque rival criar. O time de Chicago chegou a ficar mais de 25 minutos sem obter dez jardas para segurar a posse de bola. Sufocado, o quarterback Rex Grossman, dos Bears, teve ainda dois passes interceptados no último quarto e um deles resultou no golpe de misericórdia: o touchdown de Kelvin Hayden, após parar um passe de Grossman, a 11 minutos do término da partida.
Assim, os Colts comemoram o primeiro título na cidade de Indianápolis, sendo o segundo da franquia (o primeiro fora quando o time estava em Baltimore, em 1971). Tido como o melhor de sua posição na NFL, Manning foi eleito o melhor da partida, recebendo o prêmio de MVP. O fim perfeito para quem enterrou de vez a fama de vacilar nos momentos decisivos.
< !-- /hotwords -- >