No dia seguinte à divulgação do relatório da Agência Internacional Antidoping (Wada), na qual a comissão especial da entidade acusou as autoridades russas de compactuar com a manipulação de testes de dopagem e omissão dos resultados positivos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se manifestou. A entidade divulgou um comunicado em que lamenta o teor das acusações e demonstra apoio ao trabalho da nova diretoria da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), a fim de proteger os competidores e limpar a arranhada imagem da modalidade.
“É um relatório profundamente chocante e muito triste para o mundo do esporte. O COI confia que a nova liderança do IAAF, com o presidente Sebastian Coe, chegará a todas as conclusões necessárias e tomará todas as medidas necessárias. Nesse contexto, o COI aprova o compromisso de clareza expresso pela entidade de fazer o que for necessário para proteger os atletas limpos e reconstruir a confiança em nosso esporte”, informou a nota.
Em relação ao pedido da Wada para banir a Rússia dos Jogos do Rio 2016, a entidade explicou que irá investigar a fundo as acusações, e, se estas se confirmarem, medidas rigorosas serão tomadas.
“Iremos estudar cuidadosamente o relatório a respeito dos Jogos Olímpicos. Se quaisquer infrações nas regras de antidoping por atletas e/ou suas comitivas forem estabelecidas, a entidade irá reagir com sua usual política de tolerância zero. Nós apoiamos a tentativa da comissão independente de trazer todos os fatos à luz no interesse da integridade do esporte e a proteção dos atletas limpos”, acrescentou.
O COI também avisou que pretende realizar testes de dopagem independentes das organizações esportivas, e confiou à Wada a missão de surgir com novas propostas para aumentar o controle sobre as amostras. Por fim, sugeriu a suspensão provisória do título de Lamine Diack de membro honorário do COI. O ex-presidente da IAAF é acusado de receber propina de medalhistas para abafar os casos de dopagem. Ele chegou a ser preso por envolvimento com corrupção, mas foi liberado após pagamento de fiança.