Menu
Mais Esportes

Código Antidopagem é instituído e testes durante Jogos serão feitos no Brasil

Arquivo Geral

17/03/2016 16h29

Nesta quinta-feira, foi oficialmente instituído o Código Brasileiro Antidopagem. Como o Brasil será a sede dos Jogos Olímpicos que serão realizados em agosto, era necessário que os exames para investigar possíveis usos de substâncias proibidas fossem realizados no país, segundo as determinações da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Assim, com a publicação no Diário Oficial da União, foi estipulado também a formação do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem – TJD-AD. Dessa maneira, os exames que forem testados positivamente poderão ser julgados no país, além de surgir como exigência para que possam ser realizados testes durante as Olimpíadas.

Maurco Aurelio Klein, secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), ratificou que todas as recomendações da Wada foram seguidas, e que a medida visa ampliar o compate ao doping.

“O Brasil manterá a sua conformidade com o Código Mundial Antidopagem. Hoje foi dado um enorme passo na luta contra a dopagem no esporte no Brasil e fica assegurado o LBCD (Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem) como o laboratório dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, afirmou Klein.

Todas as modalidades estarão sujeitas ao Código Brasileiro. O Tribunal será localizado em Brasília, atuando juntamente com o Conselho Nacional do Esporte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado