Os dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se disseram satisfeitos com a performance do País nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes da entidade, valorizou as vagas conquistadas nas Olimpíadas de Londres-2012 e minimizou a disputa com Cuba neste domingo.
“Nosso principal objetivo foi alcançado. Tínhamos 93 vagas olímpicas em disputa e o Brasil conquistou 24. No total, já temos 104 atletas já garantidos em Londres”, afirmou o dirigente, que projetou a conquista de 15 medalhas na Inglaterra. A vaga de César Castro, dos saltos ornamentais, ainda depende de confirmação.
Com um custo operacional de aproximadamente R$ 8,5 milhões nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, o Brasil terminou na terceira colocação do quadro de medalhas com um total de 141 prêmios – 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes. Já Cuba, com 58 títulos, 35 vices e 43 terceiros lugares, perdeu apenas para os Estados Unidos.
“Cuba está com uma tendência de queda”, apontou Freire ao exibir um gráfico com o desempenho do país centro-americano nas últimas três edições dos Jogos Pan-americanos. O dirigente ainda destacou que, dos 515 atletas brasileiros, 276 ganharam medalhas no melhor desempenho do País em um Pan fora de casa.