Menu
Mais Esportes

COB pede inquérito do caso Rebeca Gusmão

Arquivo Geral

12/11/2007 0h00

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, encaminhou nesta segunda-feira petição solicitando a instauração de inquérito criminal sobre o caso de doping envolvendo a nadadora Rebeca Gusmão. A entrega do pedido foi feita ao meio-dia, ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. A petição solicita a apuração de eventuais delitos nos procedimentos de controle de doping da atleta durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Desde o último dia 2, Rebeca está suspensa pela Federação Internacional de Natação (Fina). O exame antidoping realizado na nadadora dia 13 de julho, primeiro dia de competição nos Jogos Pan-americanos, deu positivo para presença de testosterona.

No fim da semana passada, a situação da atleta ficou ainda mais complicada depois que exames de DNA realizados nas amostras de sua urina indicaram procedência de mais de um doador nos exemplares. Rebeca, que tem mais uma investigação de doping sendo desenvolvida pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) desde 2006, corre o risco de ser banida do esporte.

Pelas regras da Fina, na primeira infração de doping o atleta é suspenso por dois anos. Ocorrendo reincidência, o competidor é banido definitivamente do esporte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado